Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Energias Alternativas

Blog sobre energias renováveis, biomassa, eolica, hidrica, solar. Noticias sobre novas energias. Beneficios da utilização de energias alternativas.

Energias Alternativas

Blog sobre energias renováveis, biomassa, eolica, hidrica, solar. Noticias sobre novas energias. Beneficios da utilização de energias alternativas.

Pellets um substituto da lenha?

Os pellets são uma fonte de energia renovável pertencente à classe da Biomassa.


Tal como a lenha, os pellets são considerados uma energia renovável, uma vez que as florestas se regeneram, crescendo sempre árvores quando outras vão desaparecendo. Além disso, não é necessário abater árvores para produzir pellets: a limpeza das florestas e os desperdícios da indústria madeireira fornecem toda a madeira necessária.

 

Toda essa matéria é recolhida, triturada e seca, ficando um pó que depois é comprimido para obter a forma cilindrica final. O resultado é um composto 100% natural, com um elevado poder calorífico, estima-se que 3 a 4 vezes mais que a lenha normal.

 

 

Outra vantagem dos pellets é o facto de serem um combustível muito menos poluente que os combustíveis fósseis, libertando muito menos monóxido de carbono (CO) e muito menos dióxido de carbono (CO2). Além disso, se a matéria ficasse na floresta a decompor-se e sujeita a incêndios, libertaria a mesma quantidade de CO e CO2 que liberta ao ser queimada de forma controlada para aproveitamento energético.

 

Os pellets são um combustível neutro em termos ambientais, uma vez que a quantidade de CO e CO2 que libertam ao ser queimados é a mesma que a árvore absorveu durante o seu crescimento.

 

Devido ao tratamento na sua transformação, a humidade dos pellets é extremamente reduzida, o que permite que a combustão seja muito mais eficiente e liberte muito menos fumo que a lenha normal. Além disso, o seu tamanho reduzido permite dosear unidade a unidade a quantidade que vai ser queimada para produção de energia.

 

Podemos armazenar os pellets em segurança sem os riscos associados ao gás e ao gasóleo. Não há fugas nem perigo de explosão. É normal serem fornecidos em sacos de 15 kg, o que facilita o transporte e o armazenamento.